02 abril, 2014

Resenha: Quem é Você Alasca?

TÍTULO: Quem é você Alasca?
TÍTULO ORIGINAL: Looking for Alasca
AUTOR: John Green
EDITORA: Martins Fontes
PÁGINAS: 230
Minha avaliação: 



Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Miles Halter é um garoto um tanto solitário que mora na Flórida com os pais e tem como Hobbie colecionar últimas palavras de pessoas famosas (como George Washington, entre outros). Cansado de tudo isso, Miles decide entrar numa escola preparatória no Alabama (a mesma escola que seu pai estudara quando era jovem), para mudar um pouco seu modo de viver.
Ao chegar na faculdade o garoto conhece Chip Martin (seu colega de quarto apelidado de Coronel), Takumi e a garoto mais incrível do mundo, Alasca Young- "Se pessoas fossem chuva, eu seria garoa, e ela um furacão." - pensa Miles.

Após ter sido quase morto por um trote escolar, a vida de Miles muda totalmente e finalmente ele descobre como é beijar, beber, fumar, passar trotes e se tornar um universitário "fora da da lei".
Depois de diversos acontecimentos, Gordo (apelido de Miles) se enxerga em uma escola totalmente maluca que apesar de ter pessoas mimadas, mesquinhas e ricas (os lutadores do dia de semana) é um dos melhores lugares que ele conhece.Mas com a escola as pessoas que estudam nela acabam "vindo junto com o pacote" e então Gordo acaba se apaixonando pela garoto divertida, misteriosa e destemida que é Alasca.
Quem é Você Alasca tem um ritmo de leitura fácil, e que te prende durante a leitura. Você senta para começar a ler e quando vê, o livro já terminou. Isso ocorre por causa dos personagens muito bem bolados, dos fatos que ocorrem durante o livro e, principalmente, por o leitor querer saber cada vez um pouco mais sobre a incrível Alasca.
Vale sim a pena ler e comprar o livro.

Algumas frases marcantes do livro:

"Eu sei que ele me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: "O outro lado é muito bonito." Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."

"Às vezes perdemos a batalha. Mas a farra sempre ganha a guerra."

"Estou cansado . Eu..." eu disse, então ela me interrompeu.
"Pobrezinho do Gordo. Quer que eu me deite na cama para dormir abraçadinha com você?"
" Não é má ideia..."
"NÃO! LEVANTA! AGORA!"

"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

Partes engraçadas:
"Pão de Milho!
Arroz!
Purê!
No vestibular vocês vão ver!
Sim! Sim! Sim! Vão trabalhar para mim!"

O teto! O teto! O teto está ruindo!
Cedendo aos seus desejos, para o inferno estarão indo!"

"Compras!
Lojas!
Descontos!
Gerentes!
Vocês são grandes e nós inteligentes!"

"Toc toc!
Quem é?
Eto
Que Eto?
Está bem não falo mais..."

Entre tantas outras!
Laura Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com sabedoria. Sem xingamentos, respeitando a opinião do outro, caso ache no texto um erro de gramática é só avisar.
"A bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver."- Henri Frédéric Amiel
Beijos

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo